Duas Fatias de Bolo
Todos são amigos do que dá presentes. Provérbios 19:6
Guilherme estava em pé num ponto de ônibus, esperando seu transporte para o estádio do Maracanã. Seu time preferido ia jogar de novo. “Que bom que estou adiantado! As arquibancadas vão estar lotadas hoje, com o time invicto depois de 14 partidas!” pensou ele
O ônibus chegou. Guilherme embarcou, pagou a passagem e sentou-se ao lado de dois garotos que traziam sua lancheira. Pareciam tão entusiasmados com o lanche quanto com o jogo. Guilherme não pôde deixar de ouvir a conversa deles.
– Minha mãe disse que preciso de um bom lanche hoje. Ela fez dois sanduíches de frango, dois cachorros-quentes e dois sanduíches de creme de amendoim com geleia. Isso dá para uma semana! E você, o que trouxe? – perguntou o garoto que estava mais perto de Guilherme.
– Também trouxe bastante sanduíche. E sabe o que mais? Duas fatias grandes de bolo de chocolate! – gabou-se o outro menino.
– Puxa! Duas fatias de bolo! – O amigo parecia impressionado. – Eu não tenho nenhuma! Bem que minha mãe poderia ter colocado um pedaço de bolo para mim também.
– E por que você acha que eu trouxe duas fatias? – perguntou o garoto com uma risadinha, enquanto cutucava o companheiro com o cotovelo. – Uma é para você!
– Mesmo?!
– É sim! Quer ver?
O segundo menino abriu sua lancheira. Seu amigo lambeu os lábios diante do que viu:
– Iammm! Vamos comer agora mesmo!
– Não! – O garoto que trouxera o bolo fechou a lancheira e colocou-a de lado. – Você vai ter que esperar até chegarmos ao estádio!
Guilherme sorriu por causa da conversa dos amigos. “Não é para menos que são amigos!” pensou ele. “Foi interessante ver seu espírito de intercâmbio.”
Guilherme estava certo. Os amigos fazem trocas. Estão dispostos a trocar coisas tangíveis como alimento, dinheiro, brinquedos e roupas. Também estão dispostos a trocar coisas mais abstratas, como amor, alegria e fé. Os amigos partilham interesses e tempo, mas também são solidários em relação a fardos e aflições. Amigos fazem rodízio e partilham oportunidades. Eles doam a si mesmos – com opiniões, pensamentos e sentimentos.
Fazendo Amigos
Sentimo-nos atraídos por pessoas que estão dispostas a doar a si mesmas e aos seus bens. Quer fazer amizade? Encontre algo para compartilhar.